Desde o início do ano tenho me aproximado e me apropriado da teoria do Rubinstein. Com isso, acho fascinante como ele desenvolveu o princípio do determinismo, pois lembro da época de supervisão de estágio, falava-se muito em internalização/reflexo e sempre me questionei "tá, mas se internaliza tudo? como fica a questão da personalidade?". Sinto que Rubinstein me deu a resposta que tanto buscava, acho que ele tira a passividade do sujeito, no qual determinado evento é ""simplesmente"" refletido na consciência formando a imagem subjetiva do mundo objetivo.
Nesse sentido, venho com a primeira pergunta: aqueles que já atendem na clínica individual (mas não só) o princípio do determinismo elaborado por ele se faz fundamental, né?
Digo isso, pois, estava lendo o capítulo sobre personalidade do Psicologia Geral e, nossa, pela primeira vez, pensando a clínica phc, senti um "como ouvir/entender" o sujeito, tendo por base o princípio que parece dar um “norte” para o entendimento de como essa personalidade se desenvolveu. É como se tivesse um horizonte para qual olhar.
Ainda não estou atendendo, mas quanto mais leio, mais sinto certa confiança teórica, pois acredito que quando estamos falando de psicoterapia, estamos falando de uma personalidade de carne e osso, com seus interesses, necessidades, vivências e por aí vai e em como tudo isso foi refletido e refratado ao longo da vida dessa pessoa. Sei que não é preto no branco e nem se limita a isso, mas gostaria de saber se minha análise, ainda que incipiente, tem algum fundamento ou se estou tendo interpretações erradas kkkkkkk.
A segunda pergunta é: A Bozhovich bebeu de certa influência do Rubinstein? Pergunto isso, pois li um parágrafo do Developmental Phases of Personality Formation in Childhood II que me deixou com uma pulga atrás da orelha:
“The new level of self-consciousness occurring at the threshold of the child’s school years is most appropriately expressed in his “internal positioning,” which forms as a result of the fact that external stimuli, refracted through the structure of the child’s previously developed psychological characteristics, are in some way generalized and formed into a special new central personality structure, which is critical to the child’s personality as a whole. It is this new level that determines the child’s behavior and activity, as well as the whole system of his relationships to reality, himself, and the people around him." (p. 4)
Peço desculpas se a pergunta ficou simplória e/ou reduziu determinadas partes da teoria, mas faz um tempo que quero lançar esse questionamento aqui e optei pela via do mais simples para que eu não me perdesse em meu próprio questionamento e evitasse demonstrar determinado nível de apropriação que ainda não tenho.